quinta-feira, 13 de maio de 2010

Em defesa do mangue

pag7-manguesite


Um grupo de 25 voluntários participou no dia 10 de abril do plantio de plantas nativas nos manguezais do Cabaraquara, em Guaratuba.

A iniciativa foi Instituto HSBC Solidariedade e Projeto Cultimar (realizado pelo Instituto GIA), em parceria com a UFPR (Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais), Instituto Ambiental do Paraná (APA de Guaratuba), Instituto Guaju, Aguamar (Associação Guaratubana de Maricultores) e o Departamento de meio Ambiente de Guaratuba, por meio do Projeto Manguezais.

A planta escolhida foi o mangue vermelho. Foram plantadas aproximadamente 500 “canetas do mangue”, como é conhecido o propágulo (estrutura para reprodução) do mangue vermelho, e 20 mudas já desenvolvidas.

Os participantes tiveram a oportunidade de dividir experiências com os produtores de ostras parceiros do Cultimar e de navegar no Barco Escola por um roteiro de reconhecimento do ambiente manguezal.

O Mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal. (Fonte e foto: Manuela Silva)


Notícia retirada do site: http://correiodolitoral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2138:em-defesa-do-mangue&catid=93:ed-40&Itemid=830

Nenhum comentário:

Postar um comentário