quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sobre tubarões e o dia da terra...

Dia da terra... então, vamos falar de água!!! Afinal a água cobre 71% do planeta terra, e os oceanos detêm 97% da água superficial... falarei sobre mar com coração e consciência, como profissional e como moradora do litoral.

O ato cometido por surfistas e pescadores no sábado me fez pensar... muito! São muitas questões: Que raios aquele tubarão estava fazendo ali? Estaria ele perdido ou veio realmente fazer um “lanchinho” como personagem do mal que é (Oi, meu nome é Bruce...)? Onde estão os pescadores que falam tanto da matança causada pela pesca industrial? Onde estão os surfistas que se dizem da paz, conservadores da natureza? Senhoras e senhores, peguem seus arpões e me acompanhem...

Sábado, dia 17 de abril de 2010, Praia do pico, Matinhos – PR. Tudo seria um dia normal... ondas, praia, a calma vida de um final de semana fora de temporada em Matinhos. Até que aparece um visitante não esperado, e aparentemente muito mal quisto. Mal quisto? Horas... lugar de tubarão é no mar, não é? Acho o surf lindo, respeito seus praticantes, mas meu primeiro ponto é: o mar é lugar de vários organismos aquáticos, inclusive tubarões. Os seres humanos “invadem” o mar o tempo todo: para nadar, surfar, pescar... mas aquele não é seu habitat natural... ele também poderia ser considerado invasor... onde está escrito que o tubarão tem menos direito de estar ali que os surfistas e pescadores?

Segundo o Correio do litoral, o tubarão nadou ao lado de dez surfistas, na minha opinião, teimosos aventureiros que mesmo sabendo que um grande tubarão estava ali, pois o fato estava anunciado em vários blogs e sites de surf e sendo a “sensação da cidade”, resolveram desafiá-lo... uma típica luta pelo território... sai daqui, eu cheguei primeiro! Ok, ele não saiu... como num desenho da Disney, o terrível vilão é tão teimoso quanto os mocinhos. E então, como bons mocinhos que são eles começaram a luta contra a grande “fera”, transformando o mar em um coliseu, uma tourada... uma disputa entre homem e animal. Mas espere... ao se lembrarem que eram surfistas, que eram pescadores, teóricos defensores da natureza, seres da paz, eles precisavam de uma desculpa para que pudessem sair ilesos. Deus abençoe Steven Spielberg!!!

Toda essa animada “festa” foi descrita de maneira bastante peculiar pela surfista Thiara Mandelli em seu blog “O Fato é que, uma novidade desta aqui no Pico, apesar da gravidade, trouxe um pouco de alegria para o pessoal daqui” (Thiara Mandelli - http://thiaramandelli.blogspot.com/2010/04/tubarao-no-pico-de-matinhos.html).

Alegria pra quem? Com certeza não foi para as pessoas que se preocupam com a conservação dos oceanos e com o modo com que o ser humano se sente superior a qualquer forma de vida no planeta.

Pois eu me preocupo:

Me preocupo com o que fazia um animal destes (segundo os pescadores um tubarão cabeça-chata, de cerca de 3 metros e 300 Kg) tão perto da praia (cerca de 10m da costa) e tão longe de seu ambiente natural? Seria apenas um erro de percurso ou seriam alterações provocadas por seres humanos que teriam levado esse ser a um “erro de cálculo”?

Me preocupo com a frieza das pessoas em relação a uma vida. Podemos ver no vídeo postado por Bárbara Padaki e Jhesus Eduardo (http://www.youtube.com/watch?v=ZeXUHk4pAd4) nossos “heróis” de arpão na mão, rindo com sua distorção da realidade... disfarçando o assassinato que estavam cometendo com desculpas de estarem salvando o mundo de um possível ataque maligno.

Me preocupo com onde estavam as autoridades, os ambientalistas, o bom senso? Afinal é fato que matar um animal silvestre é CRIME... as fotos e vídeos, inclusive com os próprios autores do crime se vangloriando, estão aí na internet... quem vai fazer alguma coisa? Pelo menos esclarecer essas pessoas da “burrada” que fizeram? Deixassem o bicho em paz, ele iria descansar e ir embora.

E me preocupo enfim com meus alunos... meus bagrinhos, esses novos cidadãos que tenho o dever de ajudar a formar, alguns vieram me perguntar do ocorrido, mas poucos, muito poucos... prefiro pensar que eles não estavam sabendo, pois prefiro pensar isso do que pensar que eles não formaram uma opinião sobre isso, que ficaram em cima do muro. Ou pior, que ouviram a história e pensaram: não tem nada a ver comigo. Pois se queremos ser aquicultores, se queremos tirar da água nosso sustento e profissão, precisamos pensar na conservação deste planeta e seus oceanos, e acima de tudo, precisamos nos preocupar com a forma que o ser humano lida com a terra e na maneira com que se relaciona com as outras espécies que dividem ela com a gente.

Sea Stewards: The Sea is our Sanctuary


Nenhum comentário:

Postar um comentário