segunda-feira, 29 de março de 2010

Para AQUI 2010

Queridos alunos, nessa quarta haverá uma pequena mudança no horário.

Como o Professor Francis tem um compromisso em Londrina, eu substituirei as aulas deles.
Então o horário APENAS nessa semana ficará assim: as 4 primeiras aulas comigo e as 2 últimas com o professor Cláudio. A partir da semana que vem o horário volta ao normal.
Veremos um outro momento para que o Prof. Francis reponha essas aulas, provavelmente na semana do dia 28/04 quando eu deverei estar em Londrina, mas aviso vocês com antecedência.
Favor avisem os alunos que só fazem uma ou só a outra disciplina sobre essa mudança.

beijos e até quarta

Prof. Iza

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pequenos aquicultores não precisarão tirar licença

O licenciamento ambiental para os produtores de pescado em cativeiro deverá tramitar com mais rapidez e os pequenos produtores ficarão dispensados da burocracia.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema) firmaram no dia 16 um acordo de cooperação para simplificar os procedimentos para essas concessões.

Pelo acordo, o MPA fará a capacitação de agentes ambientais dos estados de forma a unificar os procedimentos para concessão das licenças em conformidade com a resolução 413 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A resolução prevê a simplificação e uniformização dos métodos de análise dos processos e em certos casos, como o de pequenos empreendimentos, até mesmo a dispensa da licença.

A resolução do Conama classifica os empreendimentos por ordem de tamanho e quanto maior, mais exigências são feitas devido a possibilidade também de aumento dos riscos ambientais. “Nossa aposta é que o Brasil possa vir a ser um dos maiores produtores de pescado do mundo”, afirmou o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, após a assinatura do acordo.

Segundo o ministro, atualmente há uma escassez de peixe para atender a uma demanda crescente dos consumidores. Para suprir essa falta, ressaltou ele, o Brasil vem importando pescado do mercado internacional. Essa situação, disse Gregolin, começa a mudar com o estímulo à produção nacional em que a simplificação e redução da burocracia para regularizar os empreendimentos têm um papel fundamental nesse processo.

Altemir Gregolin ressaltou ainda que mais de 90% dos produtores de pescado em cativeiro não têm licença ambiental e produzem de forma precária. Além disso, afirmou o ministro, esses produtores, na grande maioria pequenos e médios, por não terem essas licenças, não têm acesso ao crédito, assistência técnica, entre outros tipos de amparo do estado.

(Correio do litoral - SEX, 26 DE MARÇO DE 2010 10:51 - http://correiodolitoral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1932:pequenos-aquicultores-serao-dispensados-de-licenca&catid=74:economia&Itemid=87)

Festival Paranaense da Ostra em Caieiras, Guaratuba.


O projeto Cultimar mostra a culinária e a cultura local no Festival Paranaense da Ostra, entre os dias 2 e 4 de abril, em Caieiras, Guaratuba.

O evento terá desde degustação até uma mostra cultural e a encenação da tradicional Paixão de Cristo em Caieiras.

O projeto Cultimar foi o grande responsável por transformar Guaratuba num pólo de cultivo e de restaurantes especializados em ostra. O Cultimar existe há cinco anos e é desenvolvido pelo GIA (Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais), que tem participação da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e apoio financeiro da Petrobras.

O festival começa na sexta-feira (19), às 11h, com o circuito dos restaurantes, que oferecem descontos de 25%. Às 19h30 acontece a abertura oficial com a Paixão de Cristo no balneário de Caieiras. A seguir, barracas vão comercializar no local ostras e artesanato local e a cozinha comunitária vai oferecer pratos à base do molusco.

As barracas e a cozinha continuam funcionando no sábado (20) e haverá novos atrativos como a mostra sobre a história de Guaratuba e a cultura caiçara. A associação de artesanato Ryo & Mar, pioneira na elaborção de peças com couro de peixe, vai apresentar o comercializar seus produtos reconhecidos na mostra realizada pelo Ministério da Integração Nacional, este mês em Florianópolis. Às 20h, haverá apresentação de dança cigana e às 22h começa o Baile da Ostra.

No domingo (21), haverá atividades do Clube da Melhor Idade Guará e o bingo para arrecadar recursos para a APADVG (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba) e para escola especial profissionalizante apoiada pela instituição.

Programação no site

Exposição dos produtos de projeto "Couro de Peixe" - Programa Universidade Sem Fronteiras

No dia 6 de abril de 2010 acontecerá nas dependências da FAFIPAR a EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS DO PROJETO "COURO DE PEIXE" do Programa Universidade Sem Fronteiras.

Estarão sendo expostos para venda bijouterias (brincos, colares, pulseiras entre outros), artesanatos e demais produtos confeccionados com couro e escamas de peixes.

O horário será das 16:30 as 21:30 horas.

APAREEEEEEEEEEÇAM!!!!

Prefeitura de Paranaguá realiza a 13º Feira de Peixes de Cultivo


A Prefeitura de Paranaguá por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento irá realizar nos dias 01 e 02 de abril, na Praça Portugal, a 13º Feira de peixes de cultivo.

O evento que já é tradicional na cidade tem como objetivo abastecer o mercado consumidor de peixes durante a semana santa, período onde os católicos deixam de comer a carne vermelha, tornando o consumo de peixes maior.

A secretária da pasta, Maria Célia Bindi, explica que o preço para comercialização do peixe será decidido entre os técnicos da secretária e os piscicultores de acordo com o custo de produção do dos pescados “Esta feira é sempre uma reguladora de preços para esta época”.

Durante a feira os pescados que comercializados serão a Tilapia, Pacu e Catfish. No último ano foram vendidas cerca de duas toneladas de peixe durante os dois dias. Maria Célia ainda acrescenta que estes dias são bons tanto para os piscicultores que conseguem obter uma renda maior neste período, como para o consumidor que compra o peixe mais barato. “Atuamos sempre nas cadeias produtivas. E ajudamos os piscicultores a abrir um canal para comercialização de seus produtos”.

A feira irá funcionar no dia 01 das 8h às 18h e no dia 02 das 8h ao meio dia, e tem como apoio a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de serviços Urbanos, EMATER, Defesa social, Ministério da Pesca e Aqüicultura e Piscicultores do município de Paranaguá.


quinta-feira, 25 de março de 2010

Dicionário visual online

Galerinha...

vejam que site super MARA!!!


Pra quem curtia as aulas de biologia... dá pra matar a saudades!

besos


Fugindo do assunto... pra variar a profe desvirtuando já!!! Mas vale a pena!!! Uma vez assistindo uma aula do meu pai ele passou esse texto que agora gostaria de dividir com vocês... pra ler e pensar com carinho:


A ESCOLA

"Escola é... o lugar onde se faz amigos!

Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."

de Paulo Freire

Ps: Fica aqui minha homenagem ao meu daddy... Seu Cavallet APAVORA!!!

Sites para Downloads de Livros

Como todos sabemos nossa biblioteca ainda está em processo de construção, temos poucos livros, principalmente da área técnica. Felizmente, com a internet essa dificuldade pode ser resolvida de várias maneira. Uma dela são os sites especializados em downloads de livros.

Aqui estão dois que eu uso com frequência e deixo de dica para vocês, inclusive em um deles existe aquele livro de zoologia de invertebrados que eu tanto falava nas aulas de biologia:



beijinhos


SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DO CURSO DE AQUICULTURA DO IFPR-PARANAGUÁ!!!

A intenção desse blog é melhorar ainda mais a comunicação entre os alunos e os professores do curso, além de trocar informações sobre as disciplinas e novidades na área de aquicultura!!!

Divirtam-se!!!

beijos

Profe Iza